História

O Sindicato dos Analistas da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina iniciou suas atividades há 21 anos, em Tubarão. Em 2005, a sede da entidade foi transferida para a capital do Estado. A organização conta com aproximadamente 700 filiados da classe de analistas.

A necessidade de organização da classe teve origem no final da década de 80, com a queda da produtividade e a criação de uma gratificação com valores diferenciados para quem respondia por Exatorias e Postos de Arrecadação. Na época, os servidores se depararam com a sua exclusão dos quadros da Secretaria da Fazenda e foram lotados no quadro geral da administração. O fato levou muitos deles a venderem seus bens para quitarem compromissos assumidos. Com a insatisfação, iniciou o trabalho em busca de valorização profissional.

Várias reuniões foram realizadas para discutir meios de superar a vulnerabilidade dos servidores, pois não havia nenhuma entidade que defendesse a causa e tivesse poder de negociação com o governo. Até que em 21 de fevereiro de 1992 foi então criada a Associação dos Representantes da Fazenda do Estado de Santa Catarina, AREFESC, que se mantém até hoje e, em 1996, o Sindicato dos Analistas da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, SINDIFAZ.

As ações do SINDIFAZ seguem três frentes: política, administrativa e jurídica. A postura da entidade é pautada pela busca do diálogo, da negociação e da articulação. Quando os meios de negociação se esgotam, a entidade recorre à esfera jurídica.

O sindicato está em constante fase de aprendizado e aprimoramento de suas ações. Entende que a participação dos filiados é decisiva no processo de amadurecimento sindical. À frente, o desafio de fortalecer-se ainda mais como entidade de classe e posicionar-se de maneira atuante no diálogo ou na confrontação com a instituição patronal.