sindifazsc@gmail.com (48) 3222.9243 Área do filiado

Esclarecimentos - Suspensão Aplicação de Reajustes

Prezados Filiados,

Externando nossas cordiais saudações, vimos por meio deste informar as últimas atualizações do órgão regulador, no qual suspendeu os reajustes dos planos de assistência médica e odontológica (individuais, familiares e coletivos) por 120 dias, ou seja, de setembro a dezembro. A suspensão valerá tanto para os reajustes anuais como para os aumentos decorrentes de mudança de faixa etária.

Com efeito, conforme 16ª Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada – DICOL/ANS, a decisão supramencionada é por razão do cenário econômico causado pela pandemia, mais detalhes podem ser esclarecidos por meio dos links:

ü  Publicado em: 21/08/2020: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/coronavirus-covid-19/coronavirus-todas-as-noticias/5913-ans-determina-suspensao-de-reajustes-de-planos-de-saude-por-120-dias#:~:text=Ap%C3%B3s%20a%20realiza%C3%A7%C3%A3o%20da%2016%C2%AA,familiar%20e%20coletivos%20%2D%20por%20ades%C3%A3o

ü  Publicado em: 26/08/2020: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5916-esclarecimentos-sobre-a-suspensao-do-reajuste-de-planos-de-saude

ü  Publicado em: 28/08/2020: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5920-suspensao-de-reajustes-2020

Após esclarecimentos obtidos por meio da publicação do dia 28/08/2020, seguem as definições operacionais em relação à suspensão dos reajustes.

• De setembro a dezembro serão suspensos os reajustes aplicados no decorrer de 2020, ou seja, o associado pagará a mensalidade do seu plano sem reajustes.

• Se o associado mudou de faixa etária entre os meses de Janeiro/2020 e Agosto/2020, o novo boleto de Setembro já se encontra sem a cobrança do reajuste por faixa etária. Caso tenha sofrido também o reajuste anual neste período acima, os devidos ajustes e deduções serão concedidos no boleto de Outubro/2020.

• Se o associado sofreu apenas o reajuste anual, o boleto de Setembro/2020 seguirá com cobrança do reajuste e a devolução desta cobrança ocorrerá no mês de Outubro/2020, que também já estará ajustado conforme as normas de suspensão.

• Se não sofreu reajuste por faixa etária e anual neste ano, informamos que seu boleto não terá alteração e o valor de sua mensalidade será mantido até Dezembro/2020. A partir de Janeiro/2021, a mensalidade seguirá com o reajuste anual que ainda será negociado e por faixa etária, caso tenha sofrido mudança neste período.

• A partir de janeiro de 2021, a cobrança voltará a ser emitida com os valores de reajuste estabelecidos em 2020. A ANS informa que a recomposição dos reajustes não aplicados em 2020 será realizada ao longo de 2021. Tão logo haja definições sobre essa cobrança informaremos.

• Mesmo com essa postergação, é importante saber que o mês-base do reajuste anual, bem como, a regra de aplicação do reajuste por mudança de faixa etária, não serão alterados.

Os boletos dos associados, já estão disponíveis para emissão através dos canais de atendimento abaixo:

Ø  Capitais: 4020 2519 // Demais Localidades: 0800 591 0149

Ø  E-mail: faleconosco@uniconsultsaude.com.br

Ø  Site: www.uniconsultsaude.com

Ø  APP: Uniconsult (IOS e Android)

Estamos à disposição para demais esclarecimentos.

Atenciosamente,
SINDIFAZ