sindifazsc@gmail.com (48) 3222.9243 Área do filiado


Qual a diferença entre tristeza e depressão?

 É só ela aparecer que a maioria foge dela na hora. O medo de pensar na possibilidade de ficar triste e se tornar depressivo é comum.

 
Mas eles são diferentes, apesar de suas semelhanças. Vamos as diferenças.
 
Tristeza é uma emoção primária de todos nós. E ela não é negativa como as pessoas falam. Ela é necessária e apresenta sinais para que você se perceba e compreenda as coisas a sua volta e modifique o que se fizer necessário.
 
A depressão é um transtorno mental sério. Não é falta de Deus. Ela mexe em vários sistemas de prazer e recompensa, além da insatisfação da vida ou carga negativa que a acompanha. É um transtorno onde o disjuntos cerebral para de funcionar, com baixa de dopamina. Requer acompanhamento de psicoterapia e medicamentoso em conjunto para melhorar os sintomas.
 
A diferença entre os dois se encontra na duração, intensidade e frequência. A depressão apresenta a tristeza constantemente por semanas, meses e até mesmo anos, mas mais do que o sentimento de tristeza, muitas pessoas em depressão (em especial homens) apresentam a irritabilidade como a principal característica no episódio de depressão.
 
Sendo assim, a tristeza pode durar algumas horas, até alguns dias, mas você não fica improdutivo. Você consegue realizar suas atividades mesmo que não na intensidade que costumamente você as realiza. A pessoa com depressão não. Ela não consegue realizar as atividades diárias. Não é preguiça. A depressão tem uma intensidade enorme de tristeza, apatia (falta de motivação, prazer), anedonia (perda de interesse), hipersonia ou insônia, aumento ou diminuição do apetite, que afeta vários aspectos da vida, como a higiene, relacionamentos, trabalho, produtividade e etc. A depressão é uma das doenças psicológicas mais incapacitantes e prejudica a pessoa e os amigos, familiares que convivem e pode levar ao suicídio, pois a sensação de vazio invade a pessoa.
 
A depressão apresenta alguns fatores que podem aumentar o risco dela se desenvolver, por exemplo:
 
🧠a deficiência na produção de algumas substâncias pelo cérebro
🧠Herança genética
🧠Aspectos da personalidade (baixa autoestima)
🧠Fatores ambientais (como exposição à violência, à negligência ou à pobreza)
🧠 a causa é multifatorial e requer tratamentos combinados (psiquiatria e psicoterapia)
 
A tristeza geralmente vem de algum acontecimento específico do dia a dia. É normal ficar triste com uma demissão, quando perdemos alguém, quando não conseguimos algo que batalhamos para conquistar, quando não conseguimos resolver um problema, mas você continua a seguir a vida. Na depressão você não continua, você não segue, você adoece, paralisa.
 
Se você está passando por isso ou conhece alguém, busque ajuda imediatamente.

Larissa Bez
CRP SC/11816
48 9.9112.0901